CreateDebate


Debate Info

Debate Score:1
Arguments:1
Total Votes:1
More Stats

Argument Ratio

side graph
 
 O sentido da vida por Tolstoi (1)

Debate Creator

11c2eseq(13) pic



O sentido da vida por Tolstoi

«Eu não conseguia atribuir qualquer sentido racional a um único ato em toda a minha vida. O que me surpreendia era não ter compreendido isso desde sempre. Toda a gente soubera sempre disso. A doença e a morte, mais cedo ou mais tarde, acabariam por vir (na verdade, aproximavam-se já) afetando toda a gente e eu próprio, e nada restaria exceto podridão e vermes. Os meus feitos, sejam eles quais forem, serão esquecidos mais cedo ou mais tarde, e eu próprio não existirei mais. Porquê, então, fazer seja o que for? Como pode alguém não ver isto e viver? É isso que é espantoso! Só é possível viver enquanto a vida nos intoxica; quando fica-mos sóbrios não podemos deixar de ver que tudo isto é uma ilusão, uma estúpida ilusão! E isto não é divertido nem espirituoso; é apenas cruel e estúpido. […]

A minha questão,a questão que me tinha conduzido à beira do suicídio quando eu tinha cinquenta anos, era a questão mais simples que existe na alma de todos os seres humanos, da criança simploria ao mais sábio dos anciãos, a questão sem a qual a vida é impossível; pois era o que eu sentia com respeito a isso. A questão é esta: O que será do que faço hoje e amanhã? O que será da minha vida inteira? Expresso de forma diferente, a questão pode ser: Porque hei de viver? Porque hei de desejar ou fazer seja o que for? Ou, de outra forma ainda Há algum sentido na minha vida que não seja destruído pela minha morte, que se aproxima inevitavelmente? Tomei consciência de que por mais irracionais ou pouco atraentes que fossem as respostas dadas pelafé,têm a vantagem de introduzir em todas as respostas uma relação entre o finito e o infinito, sem a qual não pode haver resposta. Ponha eu como puser a questão de saber como viver, a resposta é: de acordo com a lei de Deus. Haverá algo de real que resulte da minha vida? Tormento eterno ou felicidade eterna. Que sentido há que não seja destruído pela morte? A união com o Deus infinito, o paraíso. A fé dava-me o sentido da vida e a possibilidade de viver.»

Add New Argument
1 point

A nossa perspetiva como grupo está dividida, portanto iremos dividi-la em 2:

Maggie:

Acredito em Deus e por isso tenho de concordar que a vida não teria propósito se vivêssemos todos os dias sem olhar para uma vida eterna.

Bia:

Também acredito em Deus, pois sei que este garante a vida interna, e que a morte não é um fim definitivo, e desta forma acho que se não existisse Deus a vida não teria sentido.

Daniela:

A crença de que Deus é o sentido da vida não é para mim lógica pois eu não tenho numa crença absoluta de que ele exista.

Inês/Daniel

Não que Deus seja o sentido da vida, pois não acredito na sua existência.